segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Quando trocar as palhetas do meu carro?

As palhetas do limpador de parabrisas são consideradas itens de segurança, segundo as normas brasileiras, e realmente são. Responsáveis por manter a visibilidade do motorista, estes componentes podem ser facilmente encontrados e, geralmente, têm preços muito acessíveis. A vida útil destas peças não depende somente da quantidade de sua utilização e devem ser trocadas assim que começarem a apresentar ineficiência.
Que em dias chuvosos o motorista deve ter atenção redobrada ao dirigir, todos sabem. O que muitos não percebem é que o dobro de atenção, talvez ainda seja pouco. Além de prestar muito mais atenção no trânsito em si, o motorista deve ficar atento ao funcionamento dos limpadores de parabrisas (em muitos carros, dianteiro e traseiro), regulando sua velocidade conforme a quantidade de chuva que cai, além dos defeitos na pista que podem estar camuflados pela água. Se a chuva for pouca, a velocidade do limpador deve ser menor, senão logo começa o ruído da borracha sobre o vidro. Se a chuva for intensa, aceleramos a velocidade dos limpadores ou a visibilidade logo desaparece. São frações de segundos que se perde de atenção ao trânsito, o que pode causar acidentes. O fim da vida útil das palhetas pode ser facilmente detectada. Os principais indicadores de palhetas desgastadas são rachaduras e empenamento da lâmina. É comum, também, perceber a lâmina rasgando-se do conjunto.
Estes sintomas são refletidos no mal funcionamento do sistema de limpadores de parabrisas. Quando as palhetas chegaram a este estado, você provavelmente perceberá que a limpeza do vidro não ficará 100%, e verá uma destas reações a seguir. Assim como quase todos os produtos, existem várias faixas de preços, diretemante proporcionais à qualidade dos mesmos. Como estamos falando de um item de segurança, fica a recomendação de sempre ter um jogo de palhetas reserva, guardado no porta-malas, ou na sua garagem. Mas prefira marcas que você conhece, preferencialmente, em embalagens lacradas. Outra dica interessante: mantenha sempre abastecido com água limpa o reservatório dos lavadores e, se possível, adicione o aditivo específico para limpeza dos vidros, para facilitar o trabalho das palhetas e aumentar sua eficiência e protegendo o vidro de riscos e arranhões.

0 comentários:

Postar um comentário

 
(http://img2.imageshack.us/img2/3042/tabua.png)