terça-feira, 11 de outubro de 2011

Título da postagemHorário de Verão


O Horário de verão, este ano, começa dia 16 de outubro de 2011 e acaba no dia 26 de fevereiro de 2012.

Em uma rápida pesquisa na Wikipedia, vi que o primeiro a ter a ideia de adiantar o relógio de maneira artificial, através de lei, foi o famoso inventor americano Benjamin Franklin, em 1784. Na época a intenção era economizar cera de vela já que ainda não havia sido inventada a lâmpada elétrica. Naquele primeiro momento a ideia não foi aceita, sendo o primeiro horário de verão adotado, realmente, na Alemanha durante a primeira guerra mundial.
Desde então outros países já adotaram e desistiram, outros o mantém.

Em Azul: Regiões que adotam horário de verão
Em Laranja: Já adotaram e não adotam mais
Em Vermelho: Nunca adotaram


No Brasil foi adotado pela primeira vez em 1931 com vários períodos de ausência.
A partir de 1985 vem sendo adotado anualmente.
Inicialmente em todo o Brasil, os estados do Norte e Nordeste atualmente não adotam mais o horário.

Quem é a favor do horário de verão elenca uma série de vantagens econômicas devida a possibilidade da economia de energia.
Quem é contra, fala da alteração do relógio biológico das pessoas e dos prejuízos à saúde que pode ocasionar. Citam também os problemas de segurança, já que saindo de casa mais cedo, as vezes ainda sem luz do dia é um convite ao aumento dos assaltos.

E por que essa revisão sobre horário de verão?

Simples. É que na Bahia o Governador resolveu, depois de alguns anos fora do horário de verão, como os demais estados nordestinos, incluir a Bahia novamente na turma que vai acordar mais cedo.

Hotéis, bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, grandes empresas, jogam no time que a Bahia precisa acompanhar a parte do país que detém o dinheiro.

Quem precisa sair mais cedo, se arriscar pelos escuros, com pouca segurança, provavelmente é contra. Mas sempre tem quem ache que ganhará mais uma hora, talvez para ir a praia.

E dizem assim que todos saem ganhando.
Será?

0 comentários:

Postar um comentário

 
(http://img2.imageshack.us/img2/3042/tabua.png)