quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mantenha seu computador limpo como novo



Nada como um computador novo. Ele chega da loja brilhando, tudo impecável e limpinho. Mas o tempo vai passando, o que era branco vai virando cinza, o que era limpo, engordurado e pronto. A porcaria está formada.


Em dispositivos portáteis o problema parece ser ainda maior: a versatilidade destes aparelhos significa levar o aparelho para a cozinha na hora de testar uma nova receita, para a sala na hora de trabalho, para o quarto na hora de descanso e, por vezes, até para o banheiro, na hora daquela leitura solitária. Por mais cuidado que se tome, é inevitável: uma hora ele precisará de uma faxina.


Mas, não se desespere! Por mais encardido que o seu computador tenha ficado, é possível deixá-lo brilhando como novo, sem muito esforço.


Antes de tudo: guarde o álcool e todos os outros produtos de limpeza que você pegou. Produtos para limpeza pesada podem condenar de uma vez por todas os seus aparelhos. Muna-se com um estoque de panos de limpeza e flanelas novas e secas.
São muitas as empresas que oferecem, atualmente, produtos destinados à limpeza de computadores, conforme você pode conferir na caixinha "Aliados na hora da faxina". Contudo, além de panos, outro produto pode ser um ótimo aliado: aqueles lenços umedecidos. Além de dar conta da sujeira de bumbum de nenê, são belos companheiros para um computador mais limpinho.


Arrume uma mesa e, antes de começar a faxina, primeiro limpe sua superfície. Passe um pano seco para retirar toda poeira do local, caso contrário cabelos, fiapos e outros inimigos da limpeza podem atrapalhar sua tarefa.


Mesa limpa, pronta para receber o aparelho a ser limpo, desligue o equipamento. Se for um computador, remova todos os cabos. Se for um notebook, lembre-se também de retirar a bateria, para não correr o risco de tomar choques ou danificar o equipamento.


Marcas de dedo na tela

Monitores sofrem com as marcas de dedo, mas o problema é ainda maior para smartphones e laptops. O manuseio desses dispositivos é fatal para a tela, que em pouco tempo apresenta mais impressões digitais que corrimão da escadaria do metrô da Sé.


Tenha em mente que existem dois tipos de monitores: os mais antigos, de tubo, chamados de CRT; e os mais novos, fininhos, chamados de LCD. Por possuir um vidro protetor, o monitor CRT precisa de menos cuidados, mas o monitor LCD utiliza finas camadas de proteção. Para aliviar a pressão em sua limpeza, deite o monitor sobre a mesa.


Primeiro, passe um pano seco sobre o monitor, a fim de tirar o pó antes. Se você optou por um produto de limpeza específico para limpeza de telas, a dica principal é não aplicar o produto diretamente na tela, para evitar manchas. Aplique-o em um pano limpo e passe em movimentos contínuos sobre a tela.


Caso você queira fazer a limpeza sem produtos específicos, utilize um pano umedecido com água (pouca água, encharcar o pano vai danificar seu aparelho).



Depois de limpo, com pano umedecido ou produto específico para telas, passe uma parte seca e limpa do pano, secando por completo o dispositivo.


Teclas grudentas
A gordura dos dedos, os restos de biscoito e lanchinhos da tarde contribuem para transformar o teclado no item mais nojento e sujo de um computador usado com frequência.


Apesar de trabalhoso, o processo é simples. Com um lenço umedecido ou um pedaço de papel higiênico levemente umedecido, retire a sujeira das teclas uma a uma. Seja paciente. E lembre-se de que umedecido não é encharcado, a menos que você queira dar um fim ao seu teclado.


E não use nada abrasivo, caso contrário as letrinhas do seu teclado podem se apagar definitivamente.


Cases e gabinetes imundos
Não apenas as telas e teclados sofrem com a sujeira. Os cases dos laptops e os gabinetes dos computadores também saem prejudicados. Felizmente são partes que exigem menos cuidados e podem ser limpas mais rapidamente.


Em gabinetes de computadores de mesa praticamente todas as alternativas são válidas. Um pano umedecido com uma solução de um pouquinho de sabão e água pode fazer maravilhas. Tome cuidado com os vãos e com a frente do gabinete, para evitar que qualquer líquido entre no aparelho.


Em laptops, você pode utilizar lenços umedecidos. Retire um do pote e dobre-o. Espere alguns segundos para que a umidade evapore e então passe o lenço em movimentos circulares sobre a superfície suja.


Atenção: você pode até usar álcool, mas evite usar o álcool comum. Quando o assunto é equipamento eletrônico, a melhor solução a ser utilizada é a de álcool isopropílico (ou isopropanol), que contém menos de 1% de água em sua composição.
Uma vez limpo, seque com papel higiênico macio.


Os cabos esquecidos
Enquanto o mundo não se livra de vez dos cabos, eles também precisam ser limpos. Mas a boa notícia é que aqui realmente vale tudo. Estes componentes são emborrachados, então você pode usar esponja, sabão em pasta e até o temido Veja, proibido na limpeza de qualquer eletrônico.


Mantenha a limpeza
A poeira é um vilão indestrutível. Seus aparelhos vão ficar sujos, não importa o que você faça ou quanto você queira que fiquem limpos. Porém, há muito a ser feito para manter a limpeza por mais tempo.


A poeira não precisa se acumular a ponto de cobrir sua máquina. Passe um pano limpo regularmente sobre sua máquina, e leve sempre uma flanelinha limpa na mochila, como companhia de seu laptop. Depois do uso, passe o paninho sobre o aparelho.


A gordura no aparelho é mais simples de evitar. Lave as mãos antes de usar o computador. Evite tocar a tela e, principalmente, comer em frente ao aparelho ou levá-lo para a cozinha, mesmo que a tentação seja grande.


É uma boa manter a mesa em que usa o aparelho sempre limpa. E lembre-se de que mesmo que externa, a sujeira pode entrar nos dispositivos e causar um problema ainda maior, danificando componentes internos.


Produtos de limpeza específicos
Diversas opções estão disponíveis para auxiliar na limpeza de computadores. Grandes lojas de escritório, como a Kalunga, sites de vendas online (www.submarino.com.br, www.comprafacil.com.br e www.americanas.com) e até mesmo supermercados já dedicam parte de suas prateleiras para o asseio de computadores e eletrônicos.


0 comentários:

Postar um comentário

 
(http://img2.imageshack.us/img2/3042/tabua.png)