Otimização de sites é
um assunto que ainda gera muitas dúvidas. A grande maioria dos
profissionais de marketing vê o assunto como território exclusivo de
programadores web. Entretanto a realidade é um pouco mais abrangente.
Além de mudanças no código do site, para facilitar sua localização pelos
crawlers do Google, são fundamentais para SEO que o site tenha um conteúdo relevante, e que tenha muitos (e bons) links pela internet.
Recentemente o Google realizou uma
atualização em seu algoritmo. O chamado Panda Update já está trazendo
algumas mudanças de posicionamento. Em nossas conversas com outros
profissionais de otimização de sites
percebemos que as principais mudanças que eles viram foram bem
parecidas com as que encontramos. De forma geral houve uma diminuição
significativa de spammers e páginas com conteúdo fraco. Por outro lado,
notamos que profissionais envolvidos com as melhores práticas em SEO, que já estavam antecipando as mudanças, tiveram mais páginas subindo nos resultados do que descendo.
Outro
fator que percebemos que começou a influenciar bastante nos resultados
são os botões de redes sociais. Estes marcadores como o Curtir do
Facebook, o +1 do Google, o Tweet, e outros tantos, são ótimos para
dizer aos buscadores do que as pessoas gostam. Ao mesmo tempo, é cada
vez maior o número de pessoas que navegam enquanto estão logadas em suas
redes sociais. No caso do Google, quando o usuário está logado em
qualquer serviço do Google, ele pode marcar os resultados das buscas com
o +1, e assim este resultado ganha enorme relevância para sua rede de
contatos.
Com isso vamos ver daqui para frente resultados de buscas cada vez
mais personalizados, direcionados para os hábitos de navegação daquele
usuário específico e altamente influenciado pelas redes sociais. Por
outro lado vemos que o PageRank possui cada vez menos influência.
domingo, 18 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário