Já é oficial e vale em todo o país a medida do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que torna obrigatória a realização de um curso para os mototaxistas (profissionais que transportam passageiros) e os motofretistas (que entregam mercadorias) exercerem suas atividades em todo o país.
O curso terá a carga horária de 30 horas e terá noções básicas de legislação, ética e cidadania, segurança e saúde, segurança sobre duas rodas, transporte de cargas e pessoas.
Ele servirá para que os motociclistas profissionais adquiram conhecimentos e padronizem suas ações no trânsito garantido maior segurança do próprio motoqueiro bem como dos outros condutores e pedestres que andam pelas vias públicas.
Serão reconhecidos os cursos ministrados por órgãos ou entidades vinculadas ao SNT (Sistema Nacional de Trânsito). A resolução entrará em vigor em 180 dias.
Vale lembrar que existem alguns pré-requisitos para que você possa fazer o curso:
- Deve ter 21 anos completo
- Estar habilitado no mínimo dois anos na categoria A.
- Não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), decorrente de crime de trânsito.
Fonte: Folha de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário